Denílson Lourenço nasceu em Tupã no dia 11 de maio de 1977. Judoca brasileiro, medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999, representou o país nos Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney e 2008 em Pequim.
Disputando competições oficiais por 25 anos, 16 deles na seleção brasileira, Denílson tem inúmeros campeonatos brasileiros e estaduais. Representando o país, conheceu 23 países diferentes, com visitas recorrentes ao Japão, França, Itália e Rússia.
Sua personalidade de muita humildade, respeito, perseverança e dedicação, se traduzem em seu estilo de luta. Sempre muito focado, teve a força como marca registrada. Nunca vendeu barato uma derrota.
“Sempre fui muito dedicado. Não era um atleta muito talentoso. Eu que escolhi o Judô.” conta Denílson, com sua humildade marcante.
“Temos que ter muita força mental. Além da pressão natural do esporte de alto nível, saber que dependia dos resultados para me manter financeiramente era uma preocupação adicional. Já era casado e tinha um filho. Nunca me permiti ficar em minha zona de conforto.”
“Sempre lutei numa categoria 6kg abaixo do meu natural (60 kg). Já tendo um biótipo bastante seco, a perda de peso antes das competições sempre foi um desafio e sacrifício muito grande. Com a pressão financeira que tinha nunca cogitei subir de categoria. Demorava uma semana para perder peso. Lembro até hoje da sensação que tinha na minha última refeição antes dessa semana. Por isso hoje valorizo cada refeição.”